oqueeapolicedesegurogarantiaequaisosseusbeneficios

O que é apólice de seguro garantia? Saiba mais!

Ter a certeza de que uma obra, um serviço ou o fornecimento de materiais para sua empresa será cumprido de maneira obrigatória dá a sensação de tranquilidade a qualquer pessoa. Para que isso aconteça, é necessário ter uma apólice de seguro garantia. Mas afinal, você sabe do que se trata?

Caso a sua resposta seja negativa, saiba que, de forma resumida, esse tipo de seguro exige o cumprimento de uma obrigação. Ou seja, as chances de desobediência ao que foi combinado são mínimas, já que a seguradora garantirá que cada item do contrato seja respeitado.

Pois bem, esse é apenas um dos muitos tipos de apólice que estão disponíveis no mercado. Com eles, é possível se blindar contra diversos imprevistos e assegurar que você e a sua empresa não terão que lidar com problemas judiciais.

Neste post, trazemos mais detalhes sobre o seguro garantia e o que você pode fazer para escolher a melhor opção, de acordo com as suas necessidades. Confira!

O que é apólice de seguro?

Em linhas gerais, a apólice nada mais é que um tipo de contrato. Nela, devem constar informações relevantes sobre os direitos e os deveres do segurado (contratante) e da seguradora (quem emite a apólice).-

É nesse documento que a seguradora se compromete com o pagamento de possíveis indenizações — caso algum dos eventos que estiverem descritos na apólice do seguro venham a acontecer —, além da abrangência do seguro em si, o que inclui prazo de vigência e valor do prêmio, por exemplo.

É importante que o segurado tenha clareza sobre os limites da apólice, a fim de evitar futuros desentendimentos. Além disso, a apólice deve trazer informações como os deveres do segurado, se há a necessidade do pagamento de franquia e como ele deve proceder para acionar a seguradora.

No mercado, existem vários tipos de apólice, mas o funcionamento deles é bem parecido. Abaixo, confira mais detalhes sobre a apólice de seguro garantia.

Seguro garantia

Assim como os demais tipos de apólice, o seguro garantia descreve os detalhes sobre o funcionamento e as obrigações das partes interessadas. A grande diferença se refere à natureza do documento em si: o seguro garantia tem por finalidade certificar que um contrato seja cumprido integralmente.

Em outras palavras, é uma forma de proteção contra possíveis ações judiciais que visem a eximir fornecedores e prestadores de serviços, por exemplo, de suas responsabilidades — com o seguro garantia, o segurado tem certeza do cumprimento do contrato.

Como funciona uma apólice de seguro garantia?

A emissão da apólice é feita por uma seguradora, a qual deve garantir o cumprimento integral do contrato para oferecer proteção ao cliente. Abaixo, confira os detalhes sobre as pessoas envolvidas nesse procedimento e os seus respectivos papéis.

Segurado

O segurado é o contratante do seguro em si, ou seja, é quem se torna beneficiário da apólice. Nesse caso, tanto pessoa física quanto jurídica podem usufruir desse tipo de proteção.

Desse modo, elas se tornam credoras na prestação de serviços, no fornecimento de produtos ou na execução de obras, de forma que tenham a garantia do cumprimento das obrigações dos serviços contratados.

Tomador

O tomador é a pessoa jurídica contratada para executar uma obra, prestar serviços ou fornecer bens para o segurado de um seguro garantia. Com isso, ele fica em posição de obrigação e não pode cancelar ou deixar de cumprir com o que foi combinado. Além disso, deve pagar o prêmio com o contratante.

Seguradora

A seguradora é a empresa responsável pela emissão da apólice, bem como por garantir que os termos do contrato serão todos cumpridos. É a intermediária entre as partes que também deve solucionar os problemas caso venham a aparecer.

O que deve estar na apólice?

Existem vários tipos de apólice, desde a apólice multirrisco ou compreensiva (a mais utilizada, que garante proteção ao segurado e aos seus bens) até a apólice compulsória (obrigatórias por regulamentação do governo).

Seja qual for a modalidade, todas elas apresentam alguns itens que são fundamentais. Abaixo, conheça os principais.

Condições gerais

Essa parte refere-se ao estabelecimento de normas e regras da apólice, delimitando os direitos de cada interessado e suas respectivas responsabilidades. Nessa seção, também são discriminados cada item e a cobertura do seguro.

Condições especiais

Parte dedicada a descrever as coberturas adicionais incluídas pelo contratante no momento em que o contrato é firmado. Ou seja, tudo aquilo que vá além do essencial incluído na apólice do seguro.

Condições particulares

Parte que detalha os itens anteriores, incluindo a vigência do contrato (data inicial e final da cobertura), valores das possíveis indenizações, requisitos para solicitação de cancelamento, entre outros.

Quais os benefícios da apólice de seguro garantia?

Pelo apresentado neste post, torna-se mais fácil compreender o funcionamento de um seguro garantia e suas possibilidades. Para quem tem uma empresa, esse recurso pode fazer toda a diferença. Abaixo, confira algumas das vantagens de quem contrata esse tipo de proteção:

  • Segurança: você tem uma preocupação a menos por saber que o contratado cumprirá todas as especificidades da apólice;
  • Comprometimento por parte da seguradora: a seguradora fará todo o possível para garantir que o projeto da sua empresa saia do papel, sem que haja prejuízos para o seu negócio;
  • Diminuição de riscos: mesmo que existam riscos, eles são bem pequenos — considerando que o não cumprimento das cláusulas do contrato implicará cobranças de multas altas para o contratado;
  • Formalização de contrato: uma vez que a apólice seja definida com todas as suas cláusulas, as partes ficam obrigadas a cumprirem todos os requisitos descritos no documento.

Manter um acordo formal por meio desse tipo de apólice é sinônimo de certificar-se de que o projeto da sua empresa terá que ser executado em sua plenitude ou, caso contrário, receber uma indenização.

Como contratar um seguro de qualidade?

Antes de dar o próximo passo e contratar um seguro, é importante conhecer as melhores soluções no mercado. Isso porque, a depender da seguradora, você pode correr o risco de fazer um mau negócio e sair no prejuízo.

Sendo assim, conheça a Granto, a consultoria que lhe apresentará as melhores opções em se tratando de apólice de seguro garantia. Conosco, você terá uma equipe de prontidão para tirar suas dúvidas e, assim, tomará a melhor decisão.

Que tal falar com um de nossos especialistas? Basta entrar em contato.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.