entendaagoraoqueelicitacaoecomofuncionaoprocesso

Entenda agora o que é licitação e como funciona o processo

Os órgãos públicos são repletos de procedimentos e legislações específicas, cuja função primordial é a de oferecer mais segurança para as instituições e assegurar que haverá um controle de gastos condizente com o melhor interesse da sociedade. Por isso, preparamos um post para que você possa entender agora o que é licitação e como funciona o processo.

Trata-se de um processo administrativo extremamente comum em todo o planeta, com princípios relativamente parecidos em todos os países, nos quais são abertas concorrências em diferentes modalidades para promover isonomia, transparência e probidade administrativa por conduta lícita. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é licitação?

A licitação nada mais é do que um procedimento de ordem administrativa, que é adotado pelo poder público para contratar serviços, efetuar compras, fechar locações e realizar obras. A ideia básica é a de garantir o máximo de igualdade de condições a todos que queiram concorrer e oferecer um bom padrão de qualidade para a sociedade.

No Brasil, o processo é obrigatório para o Governo, sendo regulado por meio de editais e princípios gerais que regem a competição, independentemente da modalidade, como concorrência, pregão, concurso, leilão e assim por diante. Nesse contexto, as empresas devem avaliar se elas se enquadram nos critérios e contemplam as exigências feitas.

Como funciona uma licitação?

Em linhas gerais, uma licitação começa com uma fase interna, diante da necessidade do órgão público em adquirir, locar, ceder ou contratar algo. Com isso, os responsáveis devem fazer uma análise minuciosa das demandas e, depois disso, publicar um edital com as regras do processo, para que tomem conhecimento todas as empresas que desejam concorrer.

Depois, é hora de ir para a etapa externa ou executória, na qual as instituições fazem suas propostas para a negociação do bem ou oferecimento do serviço. Quaisquer irregularidades ou falhas constatadas serão irreversíveis, culminando na anulação do trâmite. Conferida a classificação, é feita a homologação e adjudicação ao vencedor.

Quais são as vantagens?

Agora você já sabe o que é e como funciona um processo de licitação. No entanto, você sabe quais são as suas maiores vantagens? Definitivamente, uma delas está na escolha da melhor proposta para os órgãos públicos e, consequentemente, para a sociedade, que recebe o máximo de retorno em termos de preço e qualidade. 

Além disso, para as empresas que participam do procedimento, é uma excepcional oportunidade para ganhar destaque no mercado e elevar sua credibilidade dentro de seus ramos de atuação. De quebra, ganham estabilidade mesmo em períodos de crise, uma vez que terão um grande projeto para realizar e receberão em dia por isso.

Como você pôde ver, o processo de licitação é uma alternativa muito importante para a sociedade, que assegura que o poder público está gastando os recursos da melhor maneira, buscando o máximo de qualidade e um bom custo-benefício.

Gostou de aprender agora o que é licitação e como funciona o processo? Ainda ficou com alguma dúvida? Aprenda agora sobre a nova lei de licitações.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.