Pensive businesswoman reading document in office

Seguro fiança: Como funciona? Entenda tudo

A primeira coisa que devemos abordar é que sim, existe um seguro fiança locatícia que está relacionado à garantia para pagamento do aluguel de imóveis. Porém, algumas pessoas acabam confundindo essa modalidade com o seguro garantia e a fiança bancária que tem uma finalidade diferente.

Quer saber como funciona o seguro garantia e a fiança bancária e não se confundir mais chamando-os de seguro fiança? Então leia esse artigo.

Afinal, existe um seguro fiança?

A modalidade “Seguro Fiança”, de fato não existe, o que temos no mercado de garantias para prestação de serviço, fornecimento de bens ou construção, são o seguro garantia e a fiança bancária.

Apesar de exercerem a mesma função, esses dois produtos são diferentes, primeiro pelo fato de o seguro garantia ser uma modalidade de seguro, e a fiança bancária estar atrelada a instituições financeiras como bancos, por exemplo.

Como funciona a Fiança bancária?

A fiança bancária é uma garantia oferecida por bancos para empresas que desejam atestar que são aptas para prestar serviços, seja no setor público ou privado. Vale lembrar que ela não é considerada uma operação de crédito.

Nesse caso, o banco emite uma carta de fiança para a empresa interessada,  e assume a responsabilidade de arcar com os custos caso a empresa que a contratou não execute o serviço solicitado. 

Para quem contrata essa modalidade, é importante saber que ela acaba sendo mais cara para as empresas, pois junto com ela são cobradas altas taxas e tarifas, além de a empresa ter limites de financiamento bloqueados, que poderiam ser aplicados em investimentos dentro da companhia. Além disso, o processo para contratar tende a ser mais demorado e burocrático.

Como funciona o Seguro Garantia?

O seguro garantia é contratado por meio da intermediação de uma corretora de seguros, e é garantido por uma companhia seguradora. Assim como a fiança bancária, essa modalidade vai garantir que as obrigações contratuais serão cumpridas de acordo com o que está coberto na apólice.

Outro fato muito importante é que como essa modalidade não é oferecida por bancos, e sim por uma seguradora, as taxas são muito mais baixas, a maneira de contratação é simples e o valor do seguro é mais baixo.

A empresa que contrata o seguro garantia ainda tem a vantagem de não precisar abrir mão de limites de financiamento, o que  é muito positivo para a expansão e investimentos que podem ser aplicados na companhia.

Qual dos dois é mais vantajoso?

É evidente que por mais que o seguro garantia, e a fiança bancária exerçam basicamente as mesmas funções o seguro garantia ganhe destaque por conta de algumas vantagens como:

  • Não bloqueia limites de crédito da empresa
  • Não conta com taxas de juros abusivas
  • É simples para ser contratado 
  • Atesta a capacidade de execução da empresa que o apresenta como forma de garantia

Agora que você já sabe qual modalidade é mais vantajosa para sua empresa e não confunde mais o seguro garantia e a fiança bancária com o  “seguro fiança” não deixe de utilizar o seguro garantia.

Quer usar o seguro garantia na sua empresa de uma forma simples e sem perder tempo? Então fale com nossos especialistas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.