Homem em um campo de obras segurando um capacete.

Seguro de Performance Bond: veja como é usado no exterior

As maneiras pelas quais as pessoas garantem o seu patrimônio podem mudar um pouco de lugar para lugar, ganhando nomes diferentes e características particulares em cada país. Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça mais sobre o seguro de Performance Bond, aqui também iremos mostrar como ele é usado no exterior.

No Brasil, a modalidade é chamada de seguro garantia, contando com algumas regras próprias. O Seguro Garantia funciona como uma alternativa para contratantes e contratados, inclusive em licitações públicas para serviços ou obras de grande porte.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura abaixo.

Afinal, o que é o seguro de Performance Bond?

De forma resumida, o seguro de Performance Bond é feito para trazer garantias de que os contratados para obras, serviços ou mesmo fornecimentos cumprirão suas obrigações contratuais. Ou seja, em caso de inadimplência, uma seguradora se torna responsável por contratar terceiros para dar continuidade ao projeto ou arcar com a devida indenização.

Conforme mencionado, aqui no Brasil existe uma modalidade similar chamada de seguro garantia, opção bastante utilizada principalmente em função dos riscos que são inerentes a construções. Além disso, é uma maneira de trazer mais segurança para o processo sem que haja a necessidade de interferir no caixa da instituição ou comprometer o crédito bancário.

Quando o seguro de Performance Bond é utilizado?

Essa modalidade de seguro é muito utilizado por empresas responsareis por grandes construções. A utilização desse seguro, visa garantir a finalização da obra e indenizar eventuais sinistros que possam ocorrer e que estejam assegurados na apólice.

Isso pode ocorrer por exemplo, no caso de empresas que fazem parcerias com construtoras. Para não correr riscos por falta de sintonia em critérios técnicos e prejuízos financeiros, o seguro de Performance Bond trás garantia e segurança na execução desses projetos.

Nesse contexto, outro exemplo muito comum é quando o governo deseja realizar uma grande obra, como uma estrada ou uma ponte, contratando uma empreiteira para isso. Para se proteger de uma eventual quebra nas condições do acordo, como atrasos ou execuções precárias, é firmado um seguro garantia para assegurar a conclusão do projeto.

Quais as vantagens dessa modalidade?

Uma das vantagens do seguro de Performance Bond é que, em um cenário de incertezas e em um mercado globalizado, existem riscos iminentes para empresas de qualquer segmento. Por isso, investir em estratégias eficientes de proteção, como firmar um acordo com uma boa seguradora, se torna uma maneira de assegurar o cumprimento do contrato.

Dessa forma, é garantida a prestação do serviço ou o fornecimento de qualquer insumo, o que engloba, por exemplo, licitações públicas e privadas, construções, fornecimento de produtos, cumprimento de prazos, e assim por diante. Tudo isso sem comprometer a capacidade de investimento da empresa, tampouco o crédito bancário.

Agora que você já sabe o que é o seguro de Performance Bond, entre em contato conosco e receba uma proposta personalizada. Conheça também as vantagens que o seguro garantia pode oferecer para sua empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.